Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo

A miopia é um erro de refração, o que significa que o olho não refrata corretamente a luz. Logo, a luz que entra nos nossos olhos se foca na frente da retina ao invés de o fazer sobre a retina, o que ocasiona a percepção de que objetos próximos parecem nítidos, mas os distantes parecem borrados. 

É hereditária e muitas vezes é descoberta em crianças entre oito e 12 anos de idade. Durante a adolescência, quando o corpo cresce rapidamente, a miopia tem tendência a piorar. Entre as idades de 20 e 40 anos, geralmente há pouca mudança. Pode, também, ocorrer já na idade adulta.

Pacientes com miopia têm um risco maior de desenvolver um descolamento de retina, glaucoma e catarata que, se forem descobertos cedo o suficiente, podem ser reparados por meio de procedimentos cirúrgicos.

Os meios mais comuns de se tratar ou corrigir a miopia é por meio do uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia refrativa.

A hipermetropia é um erro de refração, o que significa que o olho não dobra ou refrata a luz adequadamente para um único foco para ver imagens com clareza. Na hipermetropia, objetos distantes parecem um pouco claros, mas objetos próximos parecem mais borrados. Para pessoas com hipermetropia significativa, a visão pode ficar embaçada para objetos a qualquer distância, perto ou longe. É um distúrbio que incide nos olhos e não uma doença ocular. Os sintomas incluem fadiga ocular, fortes dores de cabeça e grande dificuldade para dirigir de noite.

O astigmatismo é uma imperfeição na curvatura da córnea ou da lente do seu olho. Normalmente, a córnea e a lente são lisas e curvas igualmente em todas as direções. Isso ajuda a focar os raios de luz na retina na parte posterior do olho. Se a sua córnea ou lente não é lisa e uniformemente curvada, os raios de luz não são refratados (dobrados) adequadamente. Os médicos chamam isso de erro de refração. Pacientes com esta doença têm a visão para objetos próximos e distantes borrada ou distorcida. Em crianças, o astigmatismo não corrigido pode afetar o seu desempenho na escola e nos esportes. É crucial que as crianças façam exames oftalmológicos regulares.

TOP